segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Verso 62

Dhyãyato visayãn pumsah sangas tesupajãyate
sangãt sañjãyate kãmah kãmãt krodho' bhijãyate

Enquanto contempla os objetos dos sentidos, a pessoa desenvolve apego a eles, e de tal apego se desenvolve a lúxuria, e da lúxuria surge a ira.

Significado- Alguém que não é consciente de Krsna sujeita-se a desejos materias enquanto contempla os objetos dos sentidos. Os sentidos precisam de verdadeira ocupação,e se não estiverem ocupados no serviço transcedental amoroso ao Senhor, eles decerto procurarão ocupar-se a serviço do materialismo. No mundo material, todos, incluindo o Senhor Shiva e o Senhor Brahmã- sem mesmo incluir otros semideuses- estão sujeitos a influencia da natureza material e o unico método para sair deste labirinto da existencia material é tornar-se consciente de krsna. O Senhor Shiva estava meditando profundamente , mas quando Parvati agitou-o para o prazer sensual, ele concordou com a proposta, e em consequencia nasceu Kãrtikeya. Quando era um jovem devoto do Senhor Haridãsa thakura foi igualmente tentado pela encarnação de Mãyã-devi, mas Haridçasa passou facilemnte no teste devido á sua devoção imaculada pelo Senhor krishna.
Conforme ilustra o verso acima mencionado de Sri Yãmunãcãrya, um devoto sincero do Senhor evito o gozo sensorial , presente no prazer corporeo, o segredo estava sendo revelado aos devotos do Senhor . Portanto, quem não está na meditação em consicencia de Krishna, por mais que possa controlar os orgãos sensorias através da repressão artificial, com certeza acabará fracassando, pois o menor pensamento de prazer dos sentidos o agitará e buscará satisfazer seues desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário