(jaya) rãdha-mãdhava (jaya) kuñja-bihãri
(jaya)gopi-jana-vallabha, (jaya) giri-vara-dhãri
(jaya) ja´sodã-nandana, (jaya) braja-jana-rañjana,
(jaya) jãmuna-tíra-vana-cãri
Krsna é o amante de Rãdha. Ele manifesta muitos passatempos amorosos nos bosques de Vrindãvana. Ele é o amante das vaqueirinhas de Vraja, o levantadors da grande colina chamada Govardhana, o amado filho de mãe yasódã, a alegria dos habitantes de Vraja, e Ele vagueia pelas florestas ao longo das margens do rio Yamunã.
cap 7- O conhecimento Acerca do Absoluto
yaj jnãtvã neha'nyaj jnãtavyam avasisate
jnm- conhecimento fenomenal; te- a você , aham- eu , sa- com ,
vijnanam-conhecimento numenal idam este , vaksyami-explicarei
asesatah- na íntegra yat- o qual jnãtvã conhecendo , na não ,iha neste mundo, bhuyah-além disso, anyat-mais nada, jnatnavm-cognocível,avasísyate- resta.
Agora vou declarar na íntegra este conhecimento,tanto fenomanal quanto numenal.Conhecendo isto, não resta mais nada para voce saber. r
SIGNIFICADO O conhecimento completo inclui o conhecimento acerca do mundo fenomenal, do espírito que o impulsiona e da fonte de ambos. Este conhecimento é transcedental . O senhor quer explicar acerca do conhecimento acima mencionado porque Arjuna é devoto e amigo intimo de Krsna, No inicio do Quarto Capitulo o senhor deu esta explicação e esa volta a ser mencionada aqui.o conhecimento completo só pode ser obtido pelo devoto do senhor em direta sucessão dicipular do Senhor. Portanto deve-se ser bastante inteligente para conhecer a fote de todoo conhecimento, que é a causa de todas as cuasadas e fonte de objeto de meditação em todas as especies de pratica de yoga. Quando a causa de todas as causas se torna conhecida , então tudo que é incognito. os Vedas (mundaka upasiad) diszem que Kasmin bhagavo vijnate sarvam idam vijnam bhavatiti.
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