As afinidades tem de existir para causar a ordem nos grupos que existem por pessoas ainfs de trocar , aprender, cantar, dançar, rezar, enfim afinar as pessoas. Os grupos entram no contexto social , a pessoa que tem dependencia a viver dentro de um grupo tambem se compoe de sequencias relativas mas que impoe ao leitor um que de atenção quando usamos afinar a pessoa. Aqui expoe-as pessoas que vivem, ficam, moram,andam com pessoas e lugares afins. No grupo pode existir uma conduta individual de fato ninguem pode ser todos e todos serem um. Sao pessoas que podem vir buscar nas ideias a afinação e modo de fazer seguir as relativas ideias de usar, gostar ,sorrir, sentir como conceito de uma afinidade. No entanto um grupo pensa em afinidade como coisas em comum. Para uma pessoa nas coisas tem de existir ordem reflexo de sua afinação interior. Todos os grupos consquistam independencia, e liberdade visual, mas no entanto buscam saber o que é afinação. Talvez seja um estado de harmonia em que todos se veem em um . Para poder exemplificar pegamos o movimento hare krishna , que atrai pessoas alternativas e outros que vão apenas ver , ouvir e falar sobre cosnciencia. Assim que entramos em um templo percebemos as nossas caracteriticas pessoais que vao de encontro com os afazres, é muito dinamico!
Fazem das pessoas que chegam lá, a pensarem ser devotos , só pela força do pensamento. Outros fazem praticas de mantra-yoga , vao cantar os hinos devocionais , de fato voce pode assistir e participar. Então lá tudo vai aparencendo como em outros templos que tem um grupo de pessoas com muitas afinações pessoais. No templo hare krishna a yoga mais bem praticada é a bhakti yoga . Entre o templo existe assim o grupo de devotos, mas assim que entramos em contanto com a ideia do movimento queremos nos servir o mestre espiritual , o Srila prabhupada o serviço transcedental é a pratica de todo discipulo que procura por bhakti. Outros grupos tem que trabalhar para servir seues sentidos, as mulheres que cozinham para satisfazer sua familia . Todos tem que servir alguem o metodo do movimento hare krishna é sublibar a onda frenetica dos sentidos. Quando estes estão com fome eles o servem maha prasada. Enquanto em uma familia a comida é preparada em um fogão convencional, depois entra direto para a mesa , nem se quer existe altar e na hora de comer nem cantam o mantra da prasada. Entao existe sim diferença entre um grupo familiar de comum comportamento. O comportamento deve-se a comparação que existe entre pessoas que viram o serviço com os sentidos materiais e outros devotos que fazem serviço devocional ficam cantarolando ,começam a praticar mantra-yoga, não servem bhoga, fazem pujas entre outras tecnicas do movimento da cosnciencia de krishna. Tudo tem haver com a identificação de nosso ato como o de cantar , falar , e respirar. Essa forma os grupos que por fim tem afinidades. Citamos o grupo do movimento hare krishna , que tem identificação com todas pessoas que participam de atividades como comer, falar, cantar, dançar dormir e respirar, é muito dinamico! Essas atividades que eles tem praticado no serviço a srila prabuphada são por fim afinidades que estão em sementes de tulasi a arvore tulasi devi é uma curiosidade , tipica nos festivais do templo, fazem adoração a esta arvore por ser uma manifestação de krishna , em essencia ela possui a forma de arvore. Entao srila prabhupada fazia em vida adoração a tulasi devi e seus devotos até hoje praticam essa tecnica yoguica. O grupo é uma forma de afinar seus interesses mais superficiais aos mais sutis , e quando acontence isso temos de prestar atenção ao leitor que ve o movimento hare krishna como uma semente de tulasi que vai cultivar a consciencia de amar, trabalhar,florescer, libertar, e afinar como Gilberto gil, afinação interior nas cordas de um violão e na missão de srila prabhupada que floresca muitas tulasis em seus olhos de lotus. Sou grata a estes e outros mestres.
terça-feira, 18 de maio de 2010
sexta-feira, 14 de maio de 2010
poema e a crença
O pássaro e o homem tem essências diferentes.
O homem vive à sombra de leis e tradições por ele inventadas;
o pássaro vive segundo a lei universal que faz girar os mundos.
Acreditar é uma coisa; viver conforme o que se acredita é outra.
Muitos falam como o mar, mas vivem como os pântanos.
Muitos levantam a cabeça acima dos montes;
mas sua alma jaz nas trevas das cavernas.
A civilização é uma arvore idosa e carcomida,
cujas flores são a cobiça e o engano e cujas frutas
são a infelicidade e o desassossego.
Deus criou os corpos para serem os templos das almas.
Devemos cuidar desses templos para que sejam
dignos da divindade que neles mora.
Procurei a solidão para fugir dos homens, de suas leis,
de suas tradições e de seu barulho.
Os endinheirados pensam que o sol e a lua e as estrelas se levantam
dos seus cofres e se deitam nos seus bolsos.
Os políticos enchem os olhos dos povos com poeira
dourada e seus ouvidos com falsas promessas.
Os sacerdotes aconselham os outros,
mas não aconselham a si mesmos,
e exigem dos outros o que não exigem de si mesmos.
Vã é a civilização. E tudo o que está nela é vão.
As descobertas e invenções nada são senão brinquedos
com que a mente se diverte no seu tédio.
Cortar as distâncias, nivelar as montanhas,
vencer os mares, tudo isso não passa de
aparências enganadoras, que não alimentam o
coração e nem elevam a alma.
Quanto a esses quebra-cabeças, chamados ciências e artes,
nada são senão cadeias douradas com os quais o homem
se acorrenta, deslumbrados com seu brilho e tilintar.
São os fios da tela que o homem tece desde o inicio
do tempo sem saber que, quando terminar sua obra,
terá construído a prisão dentro da qual ficará preso.
Uma coisa só merece nosso amor e nossa dedicação, uma coisa só...
É o despertar de algo no fundo dos fundos da alma.
Quem o sente não o pode expressar em palavras.
E quem não o sente, não poderá nunca conhecê-lo através de palavras.
Faço votos para que aprendas a amar as tempestades em vez de fugir delas."
Kahlil Gibran
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Tudo é Ele
Natham, você já viu Deus?"
- "Desculpe, Venu... como é que é?"
- "Meu pais viu Deus um dia. Estávamos pescando e, de repente ele olha pra cima e diz pra mim: 'Dinho, Dinho [apelido carinhoso que Macabeu dava a Venu]! Você viu aquilo? Viu aquilo?'. Quando olhei pra cima, só vi o céu mais lindo e colorido que vi na vida, com a luz do sol por detrás das montanhas da Ilha do Mel, as nuvens todas coloridas fazendo um rastro em direção ao Sol; rastros amarelos, roxos, alaranjados, vermelhos. O céu estava no azul mais lindo que eu vi, com estrelas surgindo. No mar um grupo de golfinhos passava por nós, brincando e observando o céu. O mar estava sereno, calmo, como um espelho querendo refletir aquela beatitude. A Ilha estava com um semblante divino, adornada com o suave som de um grupo de anjos que cantavam em línguas dos deuses. O vento trazia o aroma mais perfumado que jamais sentira no mar, e acariciava minha pele. Quando dei por mim, estava de noite, o céu limpo, revelando a parte luminosa do céu, com satélites naturais acenando lá de cima, com estrelas cadentes brincando de pega-pega, com o misticismo do nascer da Lua Cheia. Perguntei pro pai nego: 'Que que foi isso tudo, pai?', ao que ele respondeu: 'Este é apenas o rastro de Deus. Eu o vi passar e te chamei, mas só deu tempo de cê ver o rastro dEle.'"
- "Que lindo, meu lindo." diz Nalini, segurando a mão dele.
- "É. Hoje eu vi o rastro dEle de novo. Desta vez ele resolveu levar pai nego pra passear."
- "Venu... do caralho isso tudo!" diz Natham, fazendo careta e abraçando Venu, desvirtuando a possível nostalgia triste para um descontraído momento."
É agora que o dialogo tem haver com a pergunta que antes foi essencial quem é DEUS , seria a descrição de uma contituição da natureza material que pode ser baseada na criação do Brahma. O Brahma tem 4 cabeças e é o primeiro ser a se criar no universo manifesto pela Suprema Personalidade de Deus deste modo a natureza material é em essencia igual a ideia de que Deus é o Brahma. Podemos dizer nós, podemos viver , repirar, abrigar, sorrir , para fazer a vida de uma mandeira mais tranquila. Além disso , o criador é fonte de bem-aventuraça trancendental, pois é asssim questionado o modo que interfere a pessoa que tem a vida baseada em principios de re-ligar em Deus . Tudo tem fonte na bem aventurança que brota dai a tranquilidade que era a primeira coisa dita antes de citar que deus é Brahma e criou toda a beleza que expande a natureza . Admite-se que o dialogo tem constituição no berço que é a fonte suprema , isso quer dizer que toda a narração, a palavra , nostalgia , tudo isso é o encanto da beleza da natureza material que consideramos o universo na sua forma original que mantem toda a criação e que constitui outros aspectos da criação do Brahma que vem dar a beção a este processo de auto conheçimento. Vendo apartir dai a missao de uma pessoa , de uma entidade, de fato realizar a vida para endagar sobre essas questoes que permeiam a todos os momentos nos que buscamos saber da verdade. A questão de Nathan é muito valida nesse contexto , que descobrimos como seu pai ve a Deus .De outra forma percebo um simples dialogo que tem como ponto principal adquirir maneiras de chegar até a luz da pergunta de quem é deus . No entanto Nathan tinha a vontande de saber como é que existe uma força supeiror que contitui a vida de uma pessoa que esta presente na terra. Ou sera mesmo que Nathan tinha perguntas e reflexoes de um pensar de que deus é mesmo a principal fonte de bem aventuraça. De qualque maneira as relaçoes entre pais e filhos deveriam estender a corrente desse dialogo exemplar, e assim permanecer endagando sobre questoes de origem teosofica. Mas por simples que seja esse momento endago a questao de dizer que deus existe sobre todas as coisas, da natureza, a uma flor, da palavra a uma ato. Assim sao as coisas da vida ao momento poderia reverer as coisas de uma unica visão. A esta visção o ver, a este escutar o ouvir sobre Deus . Assim a realidade é de perceber que estamos em frente a uma visão que gera a Imagem e semelhança de ver a Deus sobre todas as coisas que de fato sao presente no mundo tangivel. Ver as coisas da materia de fato é assumir que tem tambem a imagem de Deus, mas isso quer dizer que podemos criar a visão espiritual e praticar em todos os momentos deste cosmos
que mannifestou-se atrves de um primeiro criador o Senhor Brahma. No entanto seria a simples maneira de aprofundar a capacidade de olhar a imagem de deus em todo os lugares, formas, realidades que sao diversas e compoe assim o que Deus criou. Voce ja viu Deus ..
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Vida sobre Momentos
Momento Sazonal - Aqueles dos quais nao se esqueçe..
Pequeninos momentos que se mostram na vida trazem consigo o grandioso. Pensamos aqui nas obras materias que se somam em inumeras formas de belas naturezas. Seria isto a composição de Deus . Seria estar na atmosfera sazonal ,como um por do sol, um sorriso,na beira do mar, em passos de um caminhar diria que simples momentos que ficam por toda vida.
Momento delicado- Na cidade a realidade..
Por outro lado a vida urbana impoe um ritmo e concpção completamente artificial e bloqueia esta percepção. A pessoa fica literalmente desssociada da natureza. Sem contato estamos em meio comum, como na hora do rush, na fila de um restaurante, na sala do patrão. Esse é o grande argumento da vida urbana, dai tudo se torna automatico. Como saber apressiar estes momentos. Se o homem urbano fica, em muitos casos envolvido nessa cultura de ritmo artificial. É portanto,fundamental deixar o sol entrar na sua casa. Apressiar cada momento da vida seja aonde estiver. Na sala do patrao , estenda a mão para ele. Mas ao mesmo tempo, fique em observar seu coração, nele se passa sentimentos as quais formam o momento.
Tenho, contudo, observado que existem muitas pessoas, homens e mulheres também entre os urbanos. Muitos mudaram o momento na vida e canalizam sua tendencia sattvica para suas atividades. Mesmo lendo um livro, vendo tv, buscando a filha na escola, ao escolher frutas ali na fruteira. Isso ocorre em outras atividades tidas como humanistas, ecologicas, trabalho social, psicanalise, etc. A atividade caracterizadamente secular é revestida por uma aura que sugere um quê de sectarismo religioso. Nao obstante serem atividades piedosas, nao se deve considera-lás no mesmo nivel da espiritualidade.
Driria que conseguem achar Deus
Quando falamos em “espiritualidade”, referimo-nos à noção de espiritualidade sã, onde o enfoque primordial é a conexão amorosa com a Transcendência, sem motivações materialistas e egoístas. É importante também na atividade a atenção que vem embutida na ação. Podendo tranferir consciencia espiritual em tudo de que faça.
A consciencia na hora de se trabalhar deve ser a mais elevada possivel. Deve-se ter um ambiente alto astral pois as impressoes sutis da mente de quem trabalha ficam impregnadas no momento.
Dessa forma alguns pequeninos momentos foram elaborados e aqui podem mudar o homem urbano que adqueriu um outro olhar sobre o momento. Difernete daquela desagradavel atividade , diferente da costumeira vibração rajasica da atividade, o homem mudou entao que passou a ver e a sentir o momento. Embora sem a atmofesra sazonal , ou aquele clima de ferias nas paisagens de fotos. Embora diariamente se tenha que passar por uma vibração pesada e materialista o homem e a mulher tinha impregnado o trabalho e interferiu na harmonia, pureza e amor que envolvia essa sigila atividade cotidiana . Dessa forma aspirou a favor da mudança a vida espiritual. Essa é sem duvida um exemplo de extrema sensibilidade, mas podemos entender como uma vibração de Deus que está além do modo contaminado da materia. Se isso é assim o que dizer de um dialogo sobre quem é Deus e de onde ele vem ..Este será o proximo tema.
Assinar:
Postagens (Atom)